Todo mundo tem uma estrela íntima que indica a direção que podemos seguir para ser felizes. Podemos porque seguir é uma opção.
Lá no fundo a gente sempre sabe o que é bom para nós: relacionamentos, amigos, trabalho e estilo de vida que realmente nos fazem – ou fariam - felizes.
Essa estrela é mais cintilante quando estamos na direção certa, e isso pode ser percebido facilmente pela qualidade da nossa saúde, humor e energia diária. No entanto, outras vezes, quando tomamos decisões baseadas em medo (de mudar, arriscar, enfrentar figura de autoridade e outrs) a estrela não brilho tanto quando poderia – e a saúde, humor e energia também não são a mesma coisa.
A decisão baseada em medo pode ser consciente ou inconsciente. E, importante lembrar que não tomar decisão é uma forma de decidir– e baseada em medo.
Medo é útil para casos de sobrevivência. Não andar numa rua obviamente perigosa é mais seguro, não brincar com cachorro bravo, não pular de certa altura, ou deixar de pedir demissão do emprego que você odeia pra ter certeza que a família vai ter o que comer (o que não impede de ficar procurar persistentemente algo melhor, claro!).
Certa dose de medo é importante; mas quando ele impede de ser feliz não é saudável – nem inteligente.
Medo não é necessariamente gritante como a idéia de pular do avião sem pára-quedas sair correndo de cachorro bravo. É também aquele suave sentimento de ‘melhor deixar assim que nem está tão ruim mesmo’.
Esse tipo é ainda mais perigoso porque sutilmente impede de dar passos importantes para ser mais feliz com desculpas muito convincentes. Tão convincentes que nem parecem ser desculpas, e muito menos, medo.
Mas mesmo enquanto paralisados pelo medo – seja ele disfarçado ou não – a nossa estrela continua murmurando sutilmente o caminho a seguir, a decisão e a atitude a tomar. E por mais louca, inconseqüente e incomum que a mensagem possa parecer, a estrela continua murmurando com a persistência e a profunda certeza de que SER FELIZ É A ÚNICA COISA QUE IMPORTA.
O que a sua estrela está murmurando?
Por qual sonho você acorda todos os dias?
(Copyright © 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário