17 julho 2009

Encontrando o próprio caminho, reconhecendo os próprios talentos



Talentos são aquelas habilidades instintivas que, geralmente, se manifestam naturalmente para certas pessoas (e não tão facilmente para outras).

Algumas pessoas são mais inclinadas a entender como funciona o motor do carro enquanto que outras a estudar literatura brasileira ou psicologia ou matemática. Algumas tem facilidade com esportes e outras resolvem facilmente situações que parecem muito complicadas para outras.

É simples assim, o que é fácil de fazer/ver/entender/criar/etc. tem uma enorme chance de ser um talento.

E por ser simples, os talentos geralmente não são percebidos (ou aceitos) com facilidade pela própria pessoa.Justamente por serem as áreas que a pessoa considera apenas como “ok”, aquilo que “qualquer um poderia fazer”. O que não é verdade; se fosse, qualquer um faria!

Reconhecer as habilidades naturais pode ser uma ferramenta importante para a ajudar encontrar um “caminho” na vida.

É mais simples alguém que tem habilidade com números se suceder nessa área do que ficar batendo a cabeça com as letras estudando Direito ou algo assim. Ou o contrário, alguém que tem facilidade com as palavras, estudar para contador somente porque quer se forçar a ter a mesma ter habilidade com números

Cada um já nasce com “um pacote de talentos”, a questão é encontrar uma forma de servir a comunidade com eles. E assim, fazer o “ganha pão” - ou muito além.

Você sabe quais são os seus talentos? Se não, talvez alguém perto de você saiba.

Sabe como poderia servir sua comunidade, cidade, país, o mundo com eles?
Essa também é uma maneira de encontrar um jeito de ganhar a vida fazendo o que gosta.

Como os seus talentos podem fazer o mundo ser um pouco melhor, mais fácil, mais bonito, mais eficiente, mais prático, mais interativo, mais harmonioso, mais alegre, mais feliz ...?

Por qual sonho você acorda todos os dias?

Iria C Sebastião
Caminhando em direção aos meus sonhos um passo de cada vez

2 comentários:

Marcia disse...

O que dizer quando algo parece tão perfeito?

Nada...

Seu texto é "priceless" ae eu não tenho palavras, amei de novo e tenho divulgado todos os seus textos através de emails para meus friends, todos amam!!!

Continue sim, este é um talento nato seu!

Marcia Karasinski

Carlos Roberto disse...

Adorei o texto. Leu meu e-mail?

Beijo!