27 maio 2010

Como você gostaria de ser lembrado no seu funeral?





O “Salão do Futuro” (http://www.futuresalon.org/)  é uma série de seminários que acontece regularmente em Palo Alto/CA trazendo pensadores, criadores, empreendedores e outros “ores” que trazem discussões com a intenção de criar um futuro melhor em termos global.

Como rotina, no início da apresentação, eles fazem uma pergunta para cada pessoa da platéia dar uma breve contribuição. “O que você acha que é necessário para criar um futuro melhor?”  foi a pergunta do último salão que participei.

Colaboração, pensamento crítico e melhor educação para todos foram os tópicos mais citados. Entre outros, alegria, meditação, conscientização dos próprios atos, pensamento holístico e por aí vai…

Um dos que me chamou a atenção foi “pensar no que você quer que as pessoas falem sobre você no seu funeral.”

Esse comentário me remeteu a um pensamento indígena que diz que quando tomamos uma decisão, devemos pensar qual será a conseqüência para as próximas 7 gerações.

Certamente se esse pensamento estivesse enraizado na nossa cultura global, não teríamos tanta corrupção, desigualdade social e muito menos, tanta destruição dos recursos naturais do nosso planeta.

Pensar nas conseqüências para as próximas 7 gerações não se limita a questões globais, mesmo porque as questões globais começam em algo bem local: nos valores que cultivamos.

Roubos, atos de violência, injustiça, corrupção decisões de negócios baseadas em lucro rápido ao invés de um bem comum vem de pessoas que um dia foram crianças e aprenderam certos valores dos seus pais, família e pessoas ao redor.

Os valores que cultivamos se refletem nas nossas atitudes.
As nossas atitudes, mesmo as pequenas, geram conseqüências e influenciam o nosso meio por muito tempo, além do que imaginamos.
Como são suas atitudes?

Por qual mundo que você acorda todos os dias?
Naquele que você e todo mundo tem seu "jeitinho" de tirar vantagem? 
Ou por um mundo melhor para todos?


Por qual sonho você acorda todos os dias?





============
Viva a vida em direção aos seus sonhos.
Um passo de cada vez.

Por Iria Sebastiao

(Copyright © 2010)

Nenhum comentário: